Pâte Sucrée e Banoffee Pie (ou massa doce e torta de banana)
18:12Olá queridos, como estão?
As receitas de hoje tem nome complicado mas são fáceis de preparar.
A Pâte Sucrée (Pâte significa massa) tem origem francesa e faz parte do time das massas bases (junto com a Pâte a Choux que fizemos anteriormente e tantas outras que faremos). Trata-se de uma massa doce que é muito utilizada como base para tortas.
Há tempos queria testá-la, inicialmente pensei em cobri-la com creme e morangos. No entanto, lembrei que há tempos também queria fazer uma Banoffee Pie, que é uma receita inglesa de torta de bananas com doce de leite e chantilly (há variações nos ingredientes, alguns acrescentam café e etc).
Pesquisando em blogs, percebi que a massa base utilizada para a Banoffee geralmente é aquela feita com biscoito triturado e manteiga, mas confesso que não sou muito fã. A princípio a Pâte Sucrée pode parecer complicada ou trabalhosa, mas eu confesso que o resultado é incrível.
Vamos à receita?
Para a massa
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga cortada em cubos
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de café de sal
1 ovo
(1 colher de água, se necessário)
Para o recheio
400 gramas de doce de leite
3 bananas
Em uma tigela junte a farinha, a manteiga, o sal e o açúcar e amasse suavemente com a ponta dos dedos até obter uma farofa, em seguida, acrescente o ovo e continue amassando até obter uma massa homogênea. Envolva a massa em um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Para o Chantilly
1 pote de nata (400 gramas) gelada
4 colheres de açúcar
Em uma tigela junte a nata e o açúcar e bata até ficar firme. Cuidado para não bater de mais e virar manteiga. Pode bater usando um fouet ou usar a batedeira em velocidade baixa.
Uma dica para o chantilly é colocar a nata num recipiente e levá-la ao freezer por alguns minutos antes de bater, isso faz com que ela adquira o ponto mais rápido. Mantenha refrigerado até a hora da montagem.
Após os 30 minutos, retire a massa da geladeira e abra-a sobre uma superfície enfarinhada. Cuidado para não esticar a massa demais. A fôrma que utilizei era grande, estiquei a massa fininha para cobrir toda a superfície da fôrma, no entanto a massa encolhe depois de assada. Fique atento ao tamanho da sua fôrma, (o ideal é que ela tenha 23 cm de diâmetro), se necessário poderá dobrar a receita da massa.
Depois de forrar a assadeira com a massa, faça diversos furinhos com um garfo no fundo e nas laterais para que não se formem bolhas de ar na massa durante o período que ela estiver no forno e leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus por 15 minutos. (Mais ou menos dependendo da potência do seu forno).
Enquanto a massa estiver assando você pode cortar as bananas em rodelas para facilitar na hora da montagem da torta.
Montagem
Para a montagem é ideal que a massa esteja fria. Inicie cobrindo a massa com o doce de leite, em seguida espalhe as bananas cortadas em rodelas sobre o doce de leite e finalize cobrindo com o chantilly. Eu usei um bico de confeitar para fazer alguns enfeites com o chantilly que sobrou.
Usem a criatividade e bon appetit!
Espero que gostem da receita e até a próxima!



0 comentários