Patê à choux - Bombas de Caramelo
11:15Olá queridos, como estão!
Estive um pouco afastada do blog, no entanto, pretendo postar diversas receitas nos próximos dias! E claro, pretendo continuar testando a receita de "Hawaiian Sweet Rolls", as duas receitas que testei ficaram com um gosto maravilhoso e uma textura horrível. Seguirei testando e assim que conseguir a textura perfeita postarei a receita para vocês.
Bom, a receita de hoje é a tradicional "patê à choux" que é a massa base de bombas, profiterolis, carolinas e tantas outras receitas. Pode parecer um pouco complicada, mas vale a pena tentar. Vamos lá?!
Para a massa:
- 120 ml de leite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar refinado
- 100 g de manteiga cortada em cubos
- 170g de farinha de trigo
- 3 ovos
- Em uma panela junte o leite, a manteiga, o sal e o açúcar até ferver. Em seguida, diminua o fogo e acrescente a farinha aos poucos, mexendo sem parar. Quando incorporar toda a farinha, retire do fogo e continue mexendo até que a massa esfrie. (É importante que a massa esteja bem seca, e que hajam casquinhas em volta da panela.
- Quando a massa estiver fria (do contrário cozinhará os ovos e não é o que queremos) acrescente os ovos e mexa até a mistura ficar homogênea (nem extremamente liquida, nem dura, é preciso uma massa macia, facilmente moldável e que não escorra na hora de moldar as bombas). Nesse caso, o tamanho dos ovos será determinante para a quantidade de umidade que acrescentaremos à massa, prefira ovos médios.Em seguida, coloque a mistura em um saco de confeitar, e faça cobrinhas sobre uma forma untada/ papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido à 185º C por 25 minutos ou até a massa estar completamente seca.
Para o recheio e cobertura· 1 xícara de chá de açúcar· 1 xicara de creme de leite· 1 xícara de leite integral· 1 fava de baunilha ( se não tiver, pode usar essência de baunilha)· 5 gemas· ¼ de xícara de amido de milhoEnquanto as bombas esfriam vamos ao recheio. A receita de creme de confeiteiro de caramelo, veio do blog Essência.Em uma panela caramelize o açúcar. Quando o caramelo atingir uma cor âmbar, junte o leite, creme de leite, baunilha e manteiga. Tenha cuidado na hora de acrescentar os demais ingredientes, devido à temperatura em que o açúcar se encontra. Mexa sem parar para que o açúcar não endureça e deixe ferver. Enquanto isso em uma tigela separe as gemas, junte o amido de milho e bata vagarosamente com um batedor de arame, apenas até misturar. Junte uma concha da mistura aquecida às gemas e então acrescente ao líquido restante na panela e continue mexendo, em fogo baixo, até que o creme engrosse. Quando engrossar, desligue, coloque o creme em uma tigela e leve para geladeira.
Quando a massa e o creme estiverem frios, é hora de montar as bombas. Você pode encher o saco de confeiteiro com o creme e fazer um pequeno furo em uma das pontas da bomba e enchê-las, ou então, pode cortar a lateral e inserir o recheio.Eu optei por cobrir as bombas com o mesmo creme, no entanto, nada impede que vocês cubram as bombas com ganache de chocolate, doce de leite ou a cobertura que preferirem. Você pode servir o creme que sobrar em porções individuais!Para servir, optei por barquinhos de chocolate, recheados com o creme e cobertos por uma farofa de amendoins. Você pode servir da maneira que preferir, use a criatividade e bon apettit!
0 comentários